segunda-feira, março 29, 2010

25 anos das Jornadas Mundiais na Comunicação Social

Programa da Antena 1 no dia 28 de Março:
http://www.agencia.ecclesia.pt/radio/noticia_emissao_online.php?mediaid=948

Programa 70x7 de 28 de Março:
RTP - 70x7

Programa Ecclesia de 22 de Março:
http://ww1.rtp.pt/multimedia/?tvprog=1115&idpod=37191&pag=recentes

quarta-feira, março 24, 2010

Departamento Nacional participa no X Fórum Internacional de Jovens




A convite da Secção Jovens do Conselho Pontifício para os Leigos,
o Departamento Nacional da Pastoral Juvenil delegou em Sónia Neves,
da diocese de Aveiro e em Miguel Mendes, da diocese do Algarve,
a representação no X Fórum Internacional de jovens que começou hoje
em Rocca di Papa (Roma) com mais de 250 jovens de todo o mundo.
Esta iniciativa ocorre de três em três anos será entre os dias 24 e 28 de Março.
Jovens, delegados de Conferências Episcopais, representantes de vários movimentos e associações internacionais vão reflectir sobre o tema "Aprender a amar".
Conferências, mesas-redondas, testemunhos e grupos de trabalho procurarão ajudar a perceber “como é que os jovens podem responder à vocação cristã do amor no contexto actual”, indica o Vaticano.
Para além da “visão cristã da sexualidade”, os participantes irão ainda ouvir falar sobre a vocação ao sacerdócio e à vida consagrada, “formas diferentes para viver em plenitude o amor de Cristo”.
No contexto do mesmo Fórum, reúnem também os delegados nacionais da pastoral juvenil de Portugal, Pe. Pablo Lima, e Itália, Pe. Nicolò Anselmi, em ordem a estudar caminhos conjuntos de partilha e formação pastoral de animadores.

quinta-feira, março 18, 2010

Reunião de Secretariados Fátima, 12-13 Março 2010

Breve Resumo da Reunião

Cartaz e Programa do Fátima Jovem

A Peregrinação Nacional dos Jovens ou Fátima Jovem irá realizar-se nos dias 01 e 02 de Maio, sob o título «Uma directa com Maria».

Terá início, às 15h30m, com um concerto pela Banda Jota e, à noite, depois do terço e da procissão de velas, decorrerá nos espaços do Centro Paulo VI com uma proposta alargada de iniciativas: a vigília decorrerá em três momentos, intercalados com um concerto de oração, espaço permanente de cinefórum e uma Capela aberta para a Reconciliação Sacramental ou simplesmente encontro dos jovens com sacerdotes disponíveis para o diálogo. Um espaço Lounge com música ambiente e serviço de alimentação também estará aberto toda a noite. De madrugada, será a visita à Capelinha das Aparições com um momento de oração original, intitulado «Feliz dia da Mãe, Maria». Termina a Peregrinação com a Eucaristia na Basílica, junto do túmulo dos Pastorinhos, às seis da manhã.

Desta forma conclui-se uma «Directa com Maria». As inscrições, em meados de Março, alcançavam já as 2500 pessoas, com a participação já confirmada de 14 dioceses.