quinta-feira, fevereiro 25, 2010

Equipa permanente da Pastoral Juvenil define Fátima Jovem 2010

Iniciativa decorrerá a 1 e 2 de Maio, sob o título «Uma directa com Maria»

Na passada Terça-feira 23 de Fevereiro, a Equipa permanente do Departamento Nacional da Pastoral Juvenil reuniu no Santuário de Fátima e concluiu o programa do Fátima Jovem 2010, a realizar nos dias 01 e 02 de Maio, sob o título «Uma directa com Maria».

A Peregrinação Nacional dos Jovens ou Fátima Jovem terá início com um concerto pela Banda Jota e, à noite, depois do terço e da procissão de velas, decorrerá nos espaços do Centro Paulo VI com uma proposta alargada de iniciativas: a vigília decorrerá em três momentos, intercalados com um concerto de oração, espaço permanente de cinefórum e uma Capela aberta para a Reconciliação Sacramental ou simplesmente encontro dos jovens com sacerdotes disponíveis para o diálogo. Um espaço Lounge com música ambiente e serviço de alimentação também estará aberto toda a noite. De madrugada, será a visita à Capelinha das Aparições com um momento de oração original, intitulado «Feliz dia da Mãe, Maria». Termina a Peregrinação com a Eucaristia na Basílica, junto do túmulo dos Pastorinhos.

No campo dos preparativos para as Jornadas Mundiais da Juventude Madrid 2011, o Departamento está a trabalhar na publicação da Carta de João Paulo II aos jovens, «Queridos jovens» que, em 1985, serviu como documento fundador das Jornadas Mundiais e da influência do mesmo Papa na pastoral juvenil. Esta edição terá a colaboração da Editora Paulinas. Também está a ser preparado um Itinerário de doze catequeses a lançar em Agosto próximo, como proposta de trabalho e reflexão conjunta para todos os jovens portugueses. Terá lugar ainda uma reunião dos Directores da Pastoral Juvenil de Espanha e Portugal, em Madrid, nos primeiros dias de Março, para acertar mais alguns pontos do trabalho conjunto dos dois países.

A Equipa referiu ainda que XII Fórum Ecuménico Jovem será este ano em Viseu, com data ainda a confirmar pelas Igrejas cristãs participantes sendo que o primeiro sábado de Novembro é a mais provável.

Nos próximos dias 12 e 13 de Março, reunirão novamente em Fátima os responsáveis de pastoral juvenil de todas as dioceses portuguesas.

Sem comentários: